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O direito das crianças à educação infantil

Anete Abramowicz


RESUMO: Este artigo realiza a discussão sobre a inclusão das crianças pequenas no sistema de ensino considerando três aspectos essenciais. O primeiro refere-se ao significado da proposta de inclusão a partir de um referencial teórico apresentado por Michel Foucault, Guattari-Deleuze. Aqui procura-se entender o processo de educação das crianças pequenas nas duas redes de ensino que lhe são criadas e oferecidas: as creches e as pré-escolas, no interior da crise da sociedade disciplinar. Este primeiro aspecto implica a pergunta: para que incluir as crianças no sistema de ensino? O segundo aspecto discute o direito da criança a partir de uma perspectiva centrada na possibilidade discursiva, afirmativa e propositiva das falas das crianças. Diferença é o último aspecto discutido no artigo, onde se enfatiza a urgência dessa produção. A diferença da criança se efetua no devir-criança que tal artigo procura conceituar.

Palavras-chave: Educação infantil, direito das crianças, diferença, devir-criança.


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Desenhos: crianças das turmas das professoras Daniela e Maristela, 2019.

Fotos: arquivo pessoal da pesquisadora.